top of page
Analista financeiro

Tire sua dúvida sobre as
nossas soluções!

  • Foto do escritoreSales

Cadastros gerais do Contratação de Fretes



Chegou a hora de ter uma visão completa dos cadastros gerais dentro do Contratação de Fretes. Essas informações serão a base de toda a utilização desse módulo, como você pode ver lá no nosso material sobre criação de ofertas, por exemplo.


Então, para começar, estando logado no módulo Contratação de Fretes, acesse o menu lateral Cadastros, submenu Gerais. Veja que são exibidos diversos submenus, todos eles têm um funcionamento muito semelhante: você irá preencher os dados que correspondem à sua operação e salvar, etapa por etapa.



A começar pelo cadastro da Empresa: nesta tela devem ser informados os dados da sua empresa, você também pode adicionar seu logotipo e um arquivo de apresentação com o que você produz e/ou comercializa, dentre outras informações.


As abas Documentos, Locais de Atuação, Seguros e Características são para preenchimento exclusivo de empresas transportadoras. Neste artigo, estamos tratando apenas das empresas embarcadoras.


Já na aba Filiais, você pode clicar em adicionar e incluir quantas filiais da sua empresa forem necessárias. Com tudo isso preenchido, é só clicar em Salvar.



Clicando no submenu divisão de Negócio você poderá incluir todas as divisões da sua empresa da forma como ela opera, se é por Centros de Distribuição em determinados locais, se é por canal de venda como por exemplo: eCommerce e Varejo, B2B e B2C, como ficar melhor para o seu entendimento e acompanhamento futuro.


Clicando no submenu Região Operacional: você poderá fazer o agrupamento de rotas (locais de origem e destino) atendidos pela sua empresa embarcadora.


Em Mensagens de avisos são cadastradas as mensagens que devem ser exibidas aos transportadores participantes das ofertas e que exijam comprovação de leitura. É ideal para destacar algo que é muito importante que o transportador leia, uma informação que seja imprescindível para realizar essa entrega.



O submenu Motivo é destinado ao cadastro de motivos padrão a serem associados a determinadas ações tomadas ao longo do processo de negociação. Por exemplo, qual seria o motivo para ter escolhido uma oferta de transporte com valor mais alto que as demais? Eu posso colocar aqui como motivo: Melhor prazo de entrega ou indicação de algum parceiro. Nesse caso, ter os motivos padrão no sistema permite uma melhor análise dos dados, entendendo a fundo como você e sua equipe estão operando o Contratação de Fretes.



Já o submenu Grupo de Transportadora tem a finalidade de agrupar transportadoras com o intuito de facilitar a seleção destas no momento do cadastro de ofertas.


Clicando no submenu Tipos de Ator você irá incluir um qualificador para cada tipo de entidade cadastrada, por exemplo, se é um entreposto, se é uma outra empresa, se é um parceiro de negócios.



Feito o cadastro do tipo de Ator, ou seja, do agrupamento, você poderá cadastrar um a um os atores envolvidos na sua operação logística. Clicando em Ator: é possível cadastrar as informações detalhadas de um entreposto, de um local de coleta ou entrega frequente. Enfim, são ajustes que podem ser feitos de acordo com a sua demanda e necessidade.


Em Perfil de Usuário crie perfis de usuários informando para cada uma das telas do módulo quais ações podem ser executadas. Há possibilidades como atualizar, consultar, ativar e inativar, salvar, exportar dados ou arquivos, além de ações pertinentes ao processo de negociação em si.



E finalizando os cadastros gerais, temos o submenu Usuário em você pode adicionar mais usuários ao Contratação de Fretes, além de editar aqueles que já estão cadastrados, bem como atribuir um tipo de perfil de acesso a cada um deles.


Quase que eu ia esquecendo, no submenu Observações, como o próprio nome já diz, você pode cadastrar informações pertinentes a cada tipo de entrega, como dados aos quais os transportadores devem se atentar ao realizar essas entregas.


Caso você tenha dúvidas sobre esse ou qualquer outro recurso, entre em contato conosco através do e-mail suporte.entregou@esales.com.br


Até a próxima!

bottom of page