top of page
Analista financeiro

Tire sua dúvida sobre as
nossas soluções!

  • Foto do escritoreSales

Estatística da Evolução da Entrega












Dia desses em uma reunião, a equipe de um novo cliente me perguntou: Como a gente pode ver as entregas do mês de uma forma que seja possível identificar o que foi entregue no prazo, o que foi entregue em atraso e o que está pendente?


E neste artigo, eu explico o passo a passo para que você também tenha essa visibilidade!


Estando logado no Entregou, acesse o menu lateral Transportes, submenu Gerencial e clique na opção Estatística da Evolução da Entrega.





















Neste momento, você será direcionado para uma tela em que são exibidos diferentes filtros, são eles:


Data inicial e data final: onde é possível definir o seu período de busca. Vale lembrar que essa tela tem como limite a busca máxima de 6 meses.


Tipo de data: neste campo, você pode considerar a data de embarque, a data da emissão da nota fiscal ou, ainda, a data máxima da previsão de entrega. E aqui a estamos falando de uma análise que é tanto da informação como da operação.


Unidade Federativa: neste campo você tem diferentes opções, podendo selecionar um estado específico ou todos estados do Brasil.


Destinatário: neste campo você pode selecionar CPF, CNPJ ou nome. Com uma das opções selecionadas, no campo ao lado, informe os dados para que o Entregou faça a busca de todas as notas que deveriam ser entregues a esse destinatário.


Transportadora: neste campo selecione as transportadoras ativas, inativos ou todos. Por padrão, o Entregou já traz a opção Ativos selecionada. No campo ao lado, você pode buscar por transportadoras específicas, podendo selecionar um ou vários.


Filial Embarcadora: clicando neste campo, são exibidas todas as filiais que estão vinculadas à empresa embarcadora do usuário.


Finalidade nota: selecione entre as opções normal, complementar, ajuste ou devolução. Por padrão, o Entregou já traz selecionada a opção Normal.


Condição frete: nesse campo, é possível escolher entre CIF (quando o pagador do frete é o emissor da Nota Fiscal; FOB (em que o pagador do frete é o remetente ou destinatário da nota fiscal); ou Todos.


Praça: você pode pesquisar alguma Praça específica, desde que ela já tenha sido cadastrada no seu portal Entregou, na seção de praças e rotas. Lembrando que para realizar essa busca, é necessário digitar pelo menos três caracteres.


Exibir indicadores do Operador: você pode selecionar entre as opções sim ou não.


Exibir indicadores do Embarcador: você pode selecionar entre as opções sim ou não.


Tipo: selecione quais dados deseja visualizar nesta busca, se são indicadores da operação ou do envio de informações.


Canal de distribuição: caso você tenha cadastrado diferentes canais de distribuição (por exemplo: varejo, e-commerce, distribuidores) poderá selecionar o canal desejado aqui.


Divisão de negócio: caso você tenha cadastrado diferentes divisões de negócio e deseje ver especificamente as informações dessa divisão, poderá selecionar neste campo.


Tipo de nota: neste campo você pode selecionar uma das opções Entrada, Saída, Transferência ou Entrada + Transferência. Por padrão, o Entregou já traz selecionada a opção Entrada + Transferência.


Neste exemplo, eu estou fazendo uma busca por um período de 6 meses, de 01 de janeiro a 01 de julho de 2022. Todos os outros campos estão com o preenchimento padrão do Entregou. Clicando em pesquisar, o Entregou faz a busca das informações e retorna um relatório com essa visualização, na aba Dados:



Lembrando, que você pode buscar mês a mês ou por períodos menores.


O grid exibido apresenta 10 colunas que listam o mês, a quantidade de entregas realizadas no prazo, o percentual de entregas realizadas no prazo, a quantidade de entregas realizadas em atraso, o percentual de entregas em atraso, entregas pendentes e seu respectivo percentual.


E aqui, é importante destacar que classificamos como pendentes as entregas que possuem ocorrência de início de transporte, mas não possuem uma ocorrência finalizadora.


Temos ainda as colunas de finalizadas sem entrega, a coluna com o percentual de notas finalizadas sem entrega (situações em que houve uma avaria, um extravio ou existe qualquer outra ocorrência finalizadora, mas a entrega não foi de fato concretizada) e uma coluna com o total de notas fiscais.


Veja que os números são todos clicáveis.



Assim, fica muito mais fácil de clicar e visualizar as notas fiscais que representam cada um desses grupos (na imagem a seguir, apresentamos um exemplo de página para a qual o usuário é direcionado após clicar em um desses indicadores).



Clicando no ícone de mais, você pode expandir e verificar dentro do mês a performance de cada transportadora.



Veja que eu ainda tenho algumas entregas que constam como pendentes. Isso quer dizer que houve uma ocorrência de início de transporte, mas não há registro de uma ocorrência finalizadora. Nessa situação, temos duas possibilidades: essa entrega ainda está de fato pendente e o cliente está esperando pelo pedido ou a transportadora não enviou a ocorrência de finalização por algum motivo.


Por isso, é fundamental acessar o Entregou frequentemente e seguir acompanhando essa tela, para poder agir em situações como essa e buscar um alinhamento mais claro com suas transportadoras.


Além de tudo isso, também é possível clicar na aba Gráficos e selecionar diferentes formas de visualizar essas informações: Gráfico Coluna, Gráfico Pizza e Gráfico Linha.



Viu como a gente pensa em cada detalhe para tornar a sua operação mais organizada e para que você tenha uma visão clara e centralizada de todas as etapas do seu processo logístico? É por isso que tantas empresas não têm dúvidas e escolhem o Sistema TMS Entregou!


Caso você tenha dúvidas sobre esse ou qualquer outro recurso, entre em contato conosco através do e-mail suporte.entregou@esales.com.br


Até a próxima!


bottom of page