top of page
Analista financeiro

Tire sua dúvida sobre as
nossas soluções!

  • Foto do escritoreSales

Funções da tela Conferência de Frete - Conhecimento












Em um processo logístico, diferentes etapas devem ser consideradas para que a cadeia produtiva traga bons resultados ao negócio, bem como para evitar que haja qualquer tipo de equívoco entre as partes (seja transportadora, embarcador ou fornecedor). Isso contribui para trazer melhorias no relacionamento entre a empresa e suas conexões, além de possibilitar mais produtividade de todo o time. A auditoria de valores de frete é um desses pontos.


Pensando nisso, neste artigo vamos analisar as funcionalidades da tela Conferência Frete - Conhecimento.


Estando logado no Entregou, acesse o menu lateral Fretes, submenu Consultas e selecione a opção Conferência Frete - Conhecimento.





















Nesse momento, se abrirá uma tela com diversos filtros através dos quais você pode buscar pelos CT-es, notas e verificar o cálculo de fretes.


Data Emissão: data inicial e final que determina o período que você deseja analisar nesse relatório;


Nº Conhecimento: como o próprio nome diz, este é um campo em que você pode informar o número de um ou mais conhecimentos para analisar;


Tipo Conhecimento: campo de seleção para informar se é um conhecimento normal ou complementar;


Nº Pedido: campo de texto em que você pode informar os números de pedidos específicos;


Tipo do Frete: campo de seleção em que é possível escolher entre frete normal, emergencial ou devolução;


Tabela: campo de seleção em que possível escolher uma das tabelas de frete já cadastradas;


Modalidade: campo de seleção em que é possível escolher entre as opções Rodoviário, Aéreo, Aquaviário, Ferroviário, Dutoviário, Multimodal;


Status Cálculo Frete: campo de seleção em que é possível escolher entre as opções Pendente, Erro, Calculado ou Todos;


Resultado Cálculo Frete: campo de seleção em que é possível escolher entre as opções Frete excede margem, Frete dentro da margem ou Todos;


Cotação: campo de seleção em que é possível escolher entre as opções Somente com Cotação, Somente sem Cotação ou Todos;


Tomador Frete: por padrão, neste campo está o nome da empresa a qual este usuário está vinculado;


Filial Tomador: campo de seleção em que é possível definir alguma das filiais vinculadas à sua empresa que é a tomadora do frete;


Faturas: campo de seleção em que é possível definir a busca da pela fatura, entre as opções: Sim (lista somente conhecimentos que tenham fatura vinculada), Não (lista conhecimentos que ainda não têm fatura vinculada) e Todos. Ao deixar o campo vazio, o sistema fará a busca listando todos os conhecimentos, sem considerar as faturas;


Nº Fatura: informe o número de uma ou mais faturas;


Transportador: campo de seleção em que é possível escolher uma das transportadoras já cadastrados no seu portal Entregou;


Destinatário: campo de seleção em que é possível escolher entre as opções CNPJ, Raíz do CNPJ, CPF ou Nome. Uma vez que essa informação é definida, você pode informar no campo ao lado os dados do destinatário que deseja filtrar;


UF Destinatário: campo de seleção em que é possível definir um ou todos os estados Brasileiros;


Cidade: uma vez definido o estado, é possível selecionar uma cidade específica;


Chave CT-e: campo de texto em que se pode informar a chave de acesso de algum CT-e específico;


Nº Nota Fiscal: campo de texto em que se pode informar o número de notas fiscais específicas;


Categoria de Frete: campo de seleção entre em que é possível selecionar entre as opções Normal, Complementar e Sem Categoria.


Nesse caso, eu não preenchi nenhum campo, selecionei apenas o período e cliquei em Pesquisar.


Nesse momento, o Entregou traz totalizadores do frete cobrado, frete calculado e da diferença do frete.



Os dados são apresentados em formato de grid com várias colunas:


Checkbox: campo em que é possível selecionar um ou vários CT-es;


Ações: nesta coluna há 3 ícones. Lupa: em que é exibido um detalhamento do CT-e e todas as notas nele contidas; Etiqueta: em que é possível verificar as informações de frete combinado; Prancheta: em que é exibida toda a memória de cálculo;


Status: ícone verde para os CT-es que foram calculados corretamente e ícone vermelho para CT-es em que houve inconsistências e o frete não foi calculado.


Número, série e tipo de CT-e. Data de emissão do conhecimento, Nº do Pedido, Nº da Fatura, Valor do Frete, Conta Frete, Frete Calculado, Valor Dif., %Dif., Margem, Tomador, Transportador, Tabela Frete, Modalidade, Chave, Tipo de Frete, Modelo, Categoria Frete.


No rodapé do grid, há mais funções, são elas:


Excel: em que é possível clicar e baixar o relatório completo em formato de tabela Excel, com o cálculo sintético, analítico ou BI.


Recalcular: após selecionar os checkboxes de um ou vários CT-es, é possível clicar em recalcular. Essa função é para casos em que há alguma alteração nos documentos e você deseja que o frete seja recalculado atualizando os resultados.


Tipo Frete: você pode selecionar os checkboxes dos CT-es desejados e alterar o tipo de frete.


Ações: você pode selecionar os checkboxes dos CT-es desejados e clicando em Tipo Carga, poderá alterar o tipo de carga, poderá Ignorar Recebedor CT-e ou alterar a Categoria do Frete.


Outra funcionalidade interessante desta tela é a filtragem por Status Cálculo Frete. Por exemplo, nesse caso, buscando apenas por CTes com erro, além de o Entregou listar os casos de CT-es em que não foi possível fazer o cálculo de frete correto, é possível abrir o referido conhecimento e na aba Cálculo Frete, ver uma descrição do motivo pelo qual houve inconsistência no cálculo.



Esse tipo de informação auxilia na maior assertividade e agilidade para resolução de divergências.


Viu como a gente pensa em cada detalhe para tornar a sua operação mais organizada e para que você tenha uma visão clara e centralizada de todas as etapas do seu processo logístico? É por isso que tantas empresas não têm dúvidas e escolhem o Sistema TMS Entregou!


Caso você tenha dúvidas sobre esse ou qualquer outro recurso, entre em contato conosco através do e-mail suporte.entregou@esales.com.br


Até a próxima!






Comments


bottom of page