top of page
Analista financeiro

Tire sua dúvida sobre as
nossas soluções!

  • Foto do escritoreSales

O que é o Contratação de Fretes?


Eu sei que tem muita gente por aí com dúvidas sobre o que o Contratação de Fretes faz, se ele é para Transportadores ou para Embarcadores, se ele tem alguma ligação com o Entregou ou nada a ver, dentre muitas outras dúvidas que eu respondo aqui neste artigo!


Para começar, é preciso entender que o Contratação é um dos muitos módulos que fazem parte do nosso Sistema TMS, o Entregou.


Dito isso, vamos entender para que serve esse módulo. Ele se destina à viabilização e intermediação dos serviços de cotação e contratação de fretes que serão realizados entre embarcadores, contratantes da ferramenta, e prestadores de serviços de transportes.


No sistema é possível realizar negociação eletrônica de fretes, com registros de histórico das atividades, há a possibilidade de troca de mensagens entre embarcadores e transportadores e auditoria em tempo real, mantendo assim o foco na economia e na melhor gestão de supply chain.



Tá bem, mas onde entram as transportadoras?


As transportadoras se cadastram na plataforma, enviam os documentos

solicitados e passam por um processo de validação quanto à aderência às

necessidades dos clientes. Após esse processo, iniciamos a homologação da transportadora, que se dá a partir da validação do Registro da ANTT. Os dados informados são consultados em https://consultapublica.antt.gov.br/.


Ao serem homologadas, as transportadoras ficam disponíveis em catálogo para que possam ser contratadas por qualquer embarcador contratante da Solução.


Beleza, essa parte parece mais clara.


Agora, vamos entender como funciona a solução para os Embarcadores?


Os embarcadores cadastram suas ofertas de transporte e as submetem aos transportadores. A partir disso, todos os dados gerados no processo de

negociação podem ser acompanhados em tempo real pelos envolvidos na oferta, até

que seja firmada a contratação do serviço de transporte.



O processo de negociação é finalizado após envio do documento “de acordo” que firma todas as condições e valores do que fora negociado entre as partes. Após acordo firmado, o processo de liberação da carga negociada também pode ser gerenciado na Solução. Quando o processo todo é encerrado, o embarcador poderá avaliar os serviços prestados pelo(s) transportador(es) vencedor(es) da oferta. A avaliação média do transportador fica

visível no catálogo de transportadoras, elevando seu nível tornando-a mais atraente para novos negócios.


E no próximo artigo, eu começo a demonstrar cada um dos recursos deste módulo, para que você possa desfrutar de tudo o que o contratação de fretes tem para oferecer à sua empresa.



bottom of page