top of page
Analista financeiro

Tire sua dúvida sobre as
nossas soluções!

  • Foto do escritoreSales

Cadastro de Praças e Rotas



O assunto do nosso tutorial de hoje é bem comum, mas ainda gera muitas dúvidas.

Neste artigo eu ensino a você os caminhos para cadastrar os prazos nas Praças e Rotas.


Estando logado no Entregou, acesse o menu lateral Administração, submenu Cadastros, Cadastro Praças e Rotas.


Aqui cabe um destaque importante. Nós temos 2 formas de cadastrar os prazos de Entrega: seja através do Upload de Praças e Rotas. Ou de forma manual, clicando aqui na opção Praças/Rotas.











Nesse momento, se abrirá uma nova tela com as seguintes abas: Praças, Rotas, Dificuldades de Entrega e CEP.



Conceitualmente, uma Rota é o conjunto de duas praças. Uma Praça é um conjunto de cidades. Normalmente, dentro de um estado nós temos inúmeras praças de entrega.

Por exemplo, imaginemos que eu tenha o meu Centro de Distribuição (CD) em São Paulo. É de São Paulo que saem as minhas mercadorias para todo o Brasil, certo? Então, eu terei uma praça de origem para várias praças de destino.


Ainda dentro de São Paulo, eu tenho SP/Capital e região metropolitana que eu levo 2 dias para entregar. E tenho SP/Interior que eu levo 3 ou 4 dias para entregar. Os tempos de entrega que são iguais formam uma praça para inserirmos no sistema. Para que a gente não precise cadastrar cidade por cidade, a gente utiliza esse conceito. Certo?


Aqui nesta tela, inserindo alguma informação nos filtros ou clicando diretamente em pesquisar, são exibidas todas as praças que eu já tenho cadastradas.



Clicando em adicionar, eu vou cadastrar uma nova praça. Por exemplo, aqui eu estou colocando a descrição, a origem como São Paulo e até então não falamos em transportadoras. É no momento do cadastro de destino que eu vou colocar o grupo de transportadoras, para ficar mais fácil a identificação.



É claro que se eu entrego para o Brasil inteiro, eu vou ter muitas praças e prazos para cadastrar. Justamente por isso que nós temos o recurso de upload, para facilitar e dar mais abrangência a esses cadastros. Mas é fundamental que você conheça esse caminho manual para poder fazer manutenções.


Dito isso, uma vez que você tenha criado sua praça de origem e suas praças de destino, é chegado o momento de definir as rotas. Nesse momento, clique em Associar e faça essa vinculação.



Note que aqui é obrigatório informar a Modalidade, Tipo de Carga e a Transportadora. É justamente agora que você irá informar o Tempo de Entrega Mercadoria e o Tempo Retorno Ocorrência.


Por padrão, os prazos calculados são a partir da nota. Nota emitida hoje em +1 dia passa a contar o prazo de entrega. Mas cada operação tem suas particularidades, por isso, é possível utilizar o romaneio como um documento complementar para registar o início dessa contagem, valendo a partir do embarque, de fato.


Com essas informações corretamente preenchidas. Clique em Salvar!

E pronto, esse prazo de entrega já estará cadastrado e disponível para a sua utilização.


Para finalizar, clicando em Upload Praças/Rotas clique em Upload e se abrirá uma modal em que é possível baixar a nossa planilha modelo. Preencha os dados corretamente e faça o Upload para o Entregou. Caso haja qualquer inconsistência, ela estará marcada com o Status Vermelho e você poderá corrigir e fazer novamente o upload correto.



Depois disso é só salvar!


Caso você tenha dúvidas sobre esse ou qualquer outro recurso, entre em contato conosco através do e-mail suporte.entregou@esales.com.br


Até a próxima!

Comentarios


bottom of page