Como funciona o detalhamento dos pedidos na Plataforma Colecta?
- Marketing eSales
- 13 de out.
- 4 min de leitura
Neste artigo abordaremos o detalhamento de pedidos dentro da solução de forecast da plataforma Colecta.
A plataforma permite uma análise minuciosa de cada um dos pedidos gerados pela IA, para que o time responsável possa tomar a melhor decisão a respeito dos mesmos. Assim, estando no Painel nós podemos enxergar as Sugestões de Pedidos:

Podemos clicar nos códigos do pedido exibidos na coluna detalhes:

Nesse momento, se abre uma nova página com informações da sugestão de pedido, mostrando a configuração de transporte do ponto logístico abastecido pela sugestão da IA:

Ao clicar no ícone de X (fechar), podemos visualizar de forma completa a sugestão do pedido elaborada pela IA da Colecta:

É possível reordenar todas as colunas (de maior ao menor) apenas clicando no título de cada coluna. Além disso, você pode realizar uma busca geral no pedido através da caixa de texto no canto superior direito da sua tela.
Por exemplo, você pode pesquisar por um produto específico, basta digitar um nome do produto no campo de busca e clicar em enter.
Ao lado do campo de busca, há um ícone de relatório, que lhe permite selecionar quais colunas visualizar na sugestão de pedido.

Ao clicar neste ícone, é exibida uma lista de opções de colunas/informações que poderão ser listadas neste painel. Neste caso, eu adicionei a opção Vendas Média/Dia Após Entrega:

Após selecionar os checkboxes contendo as informações desejadas, basta fechar a lista no ícone de X e o meu relatório já será apresentado em um layout que contemple os pontos selecionados.
Seguindo nos detalhes, veja que nas primeiras colunas temos o número do pedido da sugestão e a data de entrega caso esse pedido seja aprovado hoje:

Ao clicar nas 3 barras azuis à esquerda do número do pedido, abre-se uma nova janela com a análise histórica dos estoques e vendas daquele produto para aquele cliente (ponto de movimentação):

Clicando na aba Tabelas, acessamos as informações gerais sobre o cliente (Ponto de movimentação), seus dados com data de atualização e insights sobre suas vendas:

Voltando ao pedido, temos colunas com as informações do código do SKU e seu respectivo nome. Nas informações de Estoque, apresentamos a data da última atualização dessa informação e sua respectiva quantidade. Estes dados são considerados nos cálculos da sugestão deste SKU no pedido:

Em seguida, aparecem as projeções de como se comportarão as Vendas do produto naquele ponto logístico até a entrega. Além disso, este relatório exibe a quantidade de estoque existente no momento previsto para a entrega.

Na seção Valores apresentamos as seguintes informações:
Demanda: Valor sugerido pela IA Colecta para aquele produto no pedido a ser abastecido.
Sugestão Revisada: Valor da demanda após passar por todos os parâmetros logísticos específicos do negócio do cliente, como regras de cobertura, estoque mínimo/máximo, lead time, entre outros.
Clicando no ícone de 3 pontinhos, ao lado do número da sugestão revisada, você poderá visualizar um detalhamento da sugestão:

Você pode também clicar sobre o valor para editá-lo. Dessa forma, a sugestão da inteligência artificial da Plataforma Colecta pode passar por uma revisão a partir da sua análise.
Pallets: A coluna Pallet apresenta em quantos pallets a sugestão revisada resultará. Esse tipo de informação dependerá de cada tipo de negócio. Por exemplo, a regra de negócio de um dos nossos clientes é de sair com caminhões carregados acima de 95% com seus pallets completos.
Seguindo nas colunas do relatório, nós temos a Data da ultima compra e a Unidade de medida da Compra. Esse campo pode ser editado unitariamente apenas clicando na linha desejada. Você também poderá fazer uma alteração de forma global, através do ícone de lápis:

Para desfazer a ação, basta clicar no ícone de seta ao lado.
Nas colunas Médias podemos ver informações sobre a média de venda diária e mensal. Nas colunas de Cobertura, temos a informação (em dias) de como está a cobertura daquele produto em um determinado ponto logístico, considerando a cobertura Atual, Na Entrega e Após a Entrega:

Veja que os dados são representados por cores diferentes, que significam:
Vermelho: Ruptura
Amarelo: Abaixo do Saudável
Verde: Estoque Saudável
Azul: Estoque em Excesso
No rodapé da página, você poderá criar filtros que se aplicam a todo o pedido através do botão Criar Filtro.
Nele é possível criar filtros complexos com condições específicas selecionando, primeiramente as colunas:

E em seguida, selecionando as condições e o valor (que será o seu ponto de corte/análise).

Por fim, uma vez que todos esses requisitos estejam aplicados, você terá um relatório adaptado para as necessidades da sua empresa.

Antes de encerrar, queremos destacar que essas configurações todas são apenas para lhe mostrar o nível de detalhamento dos relatórios e painéis da Plataforma Colecta. Na prática, você pode sim, utilizar os relatórios com as colunas padrão (como eles vêm no sistema) ou, sempre que desejar, definir aquilo que faz mais sentido para a sua operação e para a sua análise. A gente sabe que cada empresa é única e a Plataforma Colecta tem a flexibilidade em seu DNA, para atender as especificidades do máximo possível de indústrias e varejos.
Quer saber mais? Siga acompanhando os nossos conteúdos por aqui e conheça a fundo a plataforma Colecta.
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