top of page
Analista financeiro

Tire sua dúvida sobre as
nossas soluções!

  • Foto do escritoreSales

[Parte 1] Treinamento para Transportadores



O primeiro passo é entender qual a função do Entregou, ele é um Sistema TMS. Funciona como um portal de gestão em que a empresa embarcadora gerencia notas, CTes, custos de frete, mensura a performance de entrega das transportadoras, acompanha e aprova faturas, além de muitas outras funcionalidades.


Assim, o Entregou irá funcionar como um serviço de van fazendo a conexão e tráfego de arquivos entre essa empresa embarcadora e as transportadoras parceiras.


Entendido?


Cada embarcador possui certos requisitos na sua operação logística. E quando falamos em requisitos, nesse caso estamos tratando de quais arquivos, quais documentos essa empresa embarcadora requer na relação com as transportadoras. Desse modo, é possível que você, transportador, tenha vários clientes que utilizam o Entregou e pode ocorrer de que cada cliente requeira arquivos em formatos diferentes, de acordo com suas necessidades específicas.


Por exemplo, há empresas que trabalham com a geração de arquivos NOTFIS e outras com o XML e irão transmiti-los à transportadora, enquanto esperam receber os CT-es (conhecimento embarcado), as OCOREN (ocorrência de transporte) e a fatura no arquivo DOCCOB referente à cobrança dessa entrega.


Toda essa relação ocorre de forma automatizada, naquilo que chamamos de File Transfer, então quando você transportador gera esses arquivos no seu próprio sistema de gestão, automaticamente eles são direcionados para um ambiente sFTP, onde são coletados e transferidos para o portal Entregou.


A utilização do Portal Entregou na prática, pela transportadora, ocorre principalmente para analisar a performance de transportes e verificar se há alguma inconsistência em algum arquivo enviado.


Então, vamos acessar o portal?


Mas antes vale destacar:


Para realizar todos os procedimentos técnicos por parte da transportadora, você receberá as informações de: Quais documentos que irá receber, quais irá enviar, quais as credenciais sFTP e, ainda receberá em anexo uma versão de layout de OCOREN e uma de DOCCOB para fazer um teste inicial e verificarmos se tudo estará trafegando corretamente!



Digitando em seu navegador: esales.com.br

Clique em Acesse sua conta, e selecione a opção Entregou. Essa é uma página web, e você pode deixar nos seus favoritos para acessar sempre que precisar!



O seu primeiro acesso será feito utilizando os dados de login que o nosso time de implantação lhe enviará por e-mail: o seu login estará vinculado ao seu e-mail e você receberá uma senha temporária, a qual poderá alterar. Caso esse e-mail não tenha chegado ou você não lembre mais a senha, clique na opção: esqueci minha senha.


Coloque o seu e-mail e solicite a redefinição. Você receberá uma mensagem com um link de senha expirada, para gerar uma nova senha de acesso ao portal Entregou.


Feito isso, realize o acesso normalmente!


Quando você acessa a tela inicial do Entregou, verá ao centro os banners de alguma novidade, de avaliação de chamados e, claro, a divulgação da nossa Central de Ajuda.



Na sua lateral esquerda são exibidos alguns menus que dão acesso a funcionalidades específicas. Você pode destacar os seus menus favoritos, aqueles que você mais utiliza para ter um acesso muito mais rápido!



Toda vez que você clicar em um menu, você será direcionado para a tela desejada e verá o caminho percorrido até ela, por exemplo: Administração > Administrador empresa > Usuários.



Para favoritar esse caminho, basta clicar no ícone de estrela. E você pode fazer esse processo com os menus mais relevantes para a sua operação.


Todas as nossas telas possuem campos de pesquisa, com filtros para você ajustar a informação que deseja buscar e um botão de pesquisar, para aplicar esses filtros.

Os resultados sempre são exibidos em formato de grid, com colunas exibindo as informações. E há também a possibilidade de adicionar informações.


Aproveitando que nós estamos nessa tela, eu vou mostrar para você como criar um novo usuário. Clique em adicionar e informe: e-mail, nome e selecione se essa pessoa terá um perfil administrador ou não.



A única diferença de um usuário administrador é que ele poderá criar ou inativar outros usuários. Feito isso, clique em adicionar e essa pessoa já receberá o e-mail com as instruções para seu primeiro acesso.


É importante destacar que o controle de acesso, de usuários ativos e inativos fica a cargo da sua empresa. Assim, se algum colaborador não estiver mais atuando na sua transportadora, é fundamental inativar seu respectivo usuário para que ele não tenha mais acesso para visualizar ou fazer qualquer alteração no Entregou.



Caso deseje, clicando no ícone Menu, é possível definir a quais menus esse usuário terá acesso. Para isso, marque os checkboxes os quais esse usuário poderá utilizar e clique em salvar. Lembrando que os menus aos quais cada usuário terá acesso são diferentes de acordo com o perfil. Por exemplo, embarcadores terão acesso a soluções e recursos diferentes dos transportadores. Afinal, cada um desses perfis irá utilizar o Entregou para atender necessidades distintas.



No próximo passo vamos falar do menu Upload!


Para chegar até essa opção, o caminho é menu EDI, submenu Tráfego EDI, Upload.



Por padrão nós teremos tudo configurado para que o tráfego de arquivos funcione de forma automatizada. No entanto, este menu ficará disponível para uso manual em situações de contingência. Como por exemplo, uma falha no envio de ocorrências ou agora mesmo, se você quiser subir arquivos já gerados para dentro do portal Entregou.


No campo Empresa, digite o nome da empresa embarcadora para qual você deseja fazer esse envio. Em seguida, selecione o tipo de arquivo a ser enviado. Vale lembrar que nesse campo só serão exibidos os tipos de arquivos que foram homologados nos requisitos dessa parceria. Feito isso, clique em Adicionar Arquivos.



Se abrirá uma tela de busca em seu computador para adicionar os arquivos, podendo ser um ou vários, até 100. Esses itens serão exibidos na tela e você deverá clicar em Enviar arquivos.


Feito? Talvez tenha sido muita informação para o nosso primeiro treinamento. Por isso, eu recomendo que você acesse, teste, verifique os recursos e assista novamente se precisar. E claro, entre em contato com o nosso time para tirar suas dúvidas!


Ah! Não esqueça de seguir para a próxima etapa!


Comments


bottom of page