top of page
Analista financeiro

Tire sua dúvida sobre as
nossas soluções!

  • Foto do escritoreSales

[Parte 3] Treinamento para Transportadores



Sejam bem-vindos à terceira etapa do nosso Treinamento para Transportadores.

No artigo anterior falamos detalhadamente sobre os arquivos trafegados, entendendo sobre os tipos de erros em arquivos, como identificá-los e corrigi-los.


Nesta etapa, vamos conhecer os menus Atividades da Entrega e Consulta Conhecimento. Então prepare suas anotações e vêm comigo!


A gente poderia muito bem dizer que este é o segundo menu mais importante do Entregou, para os transportadores. Para acessá-lo, clique no menu lateral Transportes, submenu Operacional, clique na opção Ocorrência e selecione Atividades da Entrega.


Lembra que na etapa anterior a gente viu que no menu Arquivos Trafegados eram exibidos vários tipos de arquivos? Aqui no Atividades da Entrega são exibidas apenas as notas fiscais. E as informações filtradas aqui, como o próprio nome já diz, irão trazer dados das atividades de entrega, a partir das ocorrências: se está iniciado, finalizado, se estourou o prazo de entrega.


Há muitos filtros nesta página, como a data inicial e final, o tipo de data, o embarcador e outras tantas informações. Lembre-se que sempre que houver um ponto de interrogação ao lado do nome do campo, será possível clicar e ter uma breve explicação sobre os dados que ele irá retornar. Por exemplo:



Ao selecionar alguma filial embarcadora, lembre-se que trata-se da filial embarcadora responsável pela emissão da nota fiscal. Aliás, vários destes campos tratam-se de informações que serão extraídas diretamente da nota fiscal.



Preenchendo os dados desejados, clique em pesquisar. E o Entregou retornará a busca com todas as notas. Nesse caso, a partir dos filtros que eu usei, são notas emitidas no último mês.



No menu de Arquivos Trafegados, nós vimos que os arquivos estavam agrupados. Aqui nas Atividades da Entrega, nós temos as notas separadas independentemente se elas foram enviadas no mesmo arquivo ou não. Os resultados dessa pesquisa são exibidos em formato de grid com várias colunas, são elas:


Ações: onde estão localizados 4 ícones, são eles: Visualizar detalhe, Visualizar mensagens, Download PDF e Download XML;

Status da entrega: em que a bolinha vermelha indica entrega em atraso, amarela significa que não possui ocorrência finalizadora e está dentro do prazo de entrega, a verde significa entrega realizada dentro do prazo e mercadoria entregue. Por fim, a bolinha cinza possui ocorrência finalizadora, mercadoria não entregue.


Há ainda muitas outras colunas como: Informação de importação do arquivo com sucesso, Comprovante, CNPJ Embarcador, Nome da empresa Embarcadora, Cidade de Origem, UF de origem, Transportador, Conhecimento, Data Conemb, Valor do Frete, Tipo Conemb, Ação.


Na coluna Número da Nota Fiscal, veja que há uma lupa, ao clicar sobre ela, se abrirão todas as informações desta nota.


Seguimos com as colunas de Série, Romaneio, Marca, CPF ou CNPJ do destinatário, Cidade de Destino, UF Destino, Data de Emissão da Nota, Data de Embarque, Data de início de transporte, Previsão de Entrega, Dias Decorridos, Dias em Atraso, Tempo, Valor da Nota, Quantidade de Volumes, Peso, Cubagem, Status da Entrega, Descrição, Data da Ocorrência, Observação, Pedido, Objetos Correios, Finalidade da Nota, Obra e Natureza do Pedido.


Várias dessas informações dependerão das regras de negócio aplicadas pelo embarcador. Por exemplo, muitas empresas, ao enviarem as notas para o Entregou, automaticamente já é preenchida a informação de data de embarque. E também, de acordo com as parametrizações de praças, rotas e lead times cadastrados por esse embarcador, é definida a previsão de entrega.


Mas qual é a ideia deste menu? O embarcador tem um espelho deste menu, com todos os seus transportadores integrados. Com isso, ele poderá fazer o acompanhamento da performance de transportes pelas entregas feitas no prazo ou em atraso, e também pelo envio das ocorrências dentro dos prazos estabelecidos.


Abaixo do grid há 4 botões de acesso rápido:



Exportar: clicando em exportar você poderá extrair o relatório em CSV ou em Excel;


Mensagem: uma vez que você tenha selecionado uma ou mais linhas do grid (no checkbox da primeira coluna), clicando mensagem se abrirá uma modal para enviar uma mensagem para a sua equipe ou ao embarcador em relação à referida entrega,


sobre algum ponto de atenção ou alguma tratativa;



Ocorrência: uma vez que você tenha selecionado uma ou mais linhas do grid (no checkbox da primeira coluna), clicando em ocorrência é aberta uma modal para inclusão manual de ocorrência de entrega. Veja que no campo Transportadora são puxadas algumas filiais da sua transportadora com nome e CNPJ. É importante destacar que todos os CNPJs da sua transportadora precisam estar cadastrados no Entregou. Isso porque, quando um arquivo chegar no Entregou e na tag CNPJ estiver um número não identificado, esse arquivo será lido como arquivo com inconsistência.


Selecionada a filial, defina uma das opções de código de ocorrência, insira observações se desejar e marque data e hora. Vale destacar que a hora aqui será sempre


representada com 4 dígitos. Em seguida, clique em Salvar. E pronto, a informação já será atualizada.


Mais ações: uma vez que você tenha selecionado uma ou mais linhas do grid, clicando em mais ações são exibidas as seguintes opções de atividade: Colunas, Alterar Modalidade, Alterar Placa Veículo e Incluir Negociação.


Vistos todos esses pontos, vamos ao menu Consulta Conhecimento!


Ainda no menu Transportes, clique em Operacional, Conhecimento e selecione a opção Consulta Conhecimento.



Esta tela fará a busca de todos os conhecimentos de transporte emitidos pela sua transportadora.



Mais uma vez, é uma tela com vários filtros como Emissão inicial e final, o Status do CT-e (se são todos, apenas os autorizados ou apenas ou cancelados). No outro campo de Status você pode selecionar se são todos, apenas os válidos, pendentes ou pendentes de cada documento fiscal específico.



Seguindo, temos os campos: Contestação ERP, Exportado, Tipo Conhecimento, Com Fatura, Condição de Frete, Ação, Empresa que emitiu esse conhecimento, Filial da Empresa, Modalidade, Número do Conhecimento, Número da Fatura, Número da Nota Fiscal, Categoria de Frete.



Os resultados da sua pesquisa serão exibidos em formato de grid com as colunas com todas as informações de origem e destino do CT-e, seu Status, Data de emissão, Peso, Custo e muitos outros.



Ao contrário do menu Tráfego de Arquivos, que trazia todo tipo de arquivos, até mesmo os que possuíam inconsistências, neste menu temos apenas os arquivos que de fato estão íntegros no banco de dados.


Há ainda um ícone mostrando se esse arquivo foi exportado lá para o ambiente da empresa embarcadora. É possível identificar diferentes status de exportação: Amarelo: aguardando exportação; Vermelho: não exportado; Cinza: parceria não configurada para exportar arquivo; e Verde: exportado;

Clicando no ícone de seta para baixo, são exibidas todas as críticas do documento.



Veja que há novamente uma lupa, ao clicar sobre ela, se abrirá um menu analítico dos conhecimentos com diferentes abas. Um ponto legal de trazer para você é a questão do Cálculo de Frete. Nem todos os embarcadores utilizam esse recurso. Mas quando o embarcador tem todas as tabelas de frete cadastradas no seu portal Entregou, ele poderá ver aqui qualquer divergência entre o que foi acordado e estava previsto na tabela de frete x o que, de fato, está sendo cobrado.



Por fim, assim como mostrado anteriormente, no rodapé do grid tempo as opções de Mensagem, gerar Excel, Download e em +Ações é possível fazer o download em PDF ou alterar a Categoria de Frete.


E então, tudo anotado? Essa é uma etapa super relevante e que tem tudo a ver com a sua rotina de utilização do Portal Entregou.


Por isso, eu recomendo que você acesse, teste, verifique os recursos e assista novamente se precisar. E claro, entre em contato com o nosso time para tirar suas dúvidas!


Ah! Não esqueça de seguir para a próxima etapa!

Comments


bottom of page